QUAIS SÃO AS 11 COMPETÊNCIAS QUE OS PROFISSIONAIS DE VENDAS PRECISAM DESENVOLVER?
Muito se fala quais são as competências que os profissionais de Vendas, os que negociam diariamente, precisam desenvolver.
Vou descrever aqui 11 dicas de como desenvolvê-las ou aperfeiçoá-las em você e na sua equipe de colaboradores, vamos iniciar com as menos comentadas, mas muito importantes:
1) ESCUTAR ATIVAMENTE
- Olhe sincera e firmemente para o seu interlocutor;
- Escute o quê ele fala e como fala, sem interrompê-lo;
- Nivele o entendimento;
- Dê feedback não verbal apropriado;
- Evite distrações Internas e Externas;
- Controle suas emoções, não se precipite em análises inconsistentes.
2) COMPREENDER
- Consiga especificar os padrões, as necessidades e prioridades do seu interlocutor;
- Interprete corretamente a mensagem do seu cliente;
- Identifique significados de Valor para aquele cliente;
- Desmembre as informações em porções facilmente absorvíveis e Nivele a compreensão.
3) MOTIVAR
- Vender tendo em mente uma missão ou propósito;
- Estabelecer metas pessoais motivadoras;
- Compreender a força e o poder motivadores que há nestas metas;
- Definir metas mensuráveis e meritórias para o desenvolvimento profissional;
- Determinar metas realistas para o seu desenvolvimento pessoal;
- Buscar uma qualidade de vida melhor e saber equilibrar o pessoal com o profissional;
- Dar valor à importância do trabalho do profissional da área Comercial/Vendas.
4) MUDAR
- Trabalhar constantemente em modificações e melhorias;
- Reagir prontamente e se adaptar bem a novas situações;
- Identificar os fatores que promovem o seu crescimento pessoal;
- Perceber oportunidades para fazer mudanças controladas;
- Compreender a importância de se moldar o futuro;
- Ter uma visão e disposição progressistas em relação ao futuro;
- Controlar o medo de se arriscar em novas experiências;
- Controlar o medo de se arriscar em novas experiências.
5) APRENDER
- Identificar pontos fortes e fracos no seu próprio comportamento;
- Compreender os componentes de um programa de planejamento de carreira;
- Aproveitar os seu pontos fortes para desenvolver relacionamentos produtivos;
- Manter-se aberto a críticas construtivas;
- Estar disposto a investir pessoalmente na continuidade de sua formação;
- Reconhecer que os líderes em Vendas são leitores;
- Não ficar esperando o conhecimento vir até você, investigue, frequente cursos, leia, busque e faça os seu caminho.
6) PLANEJAR
- Estabelecer metas atingíveis, mensuráveis, realistas e motivadoras;
- Especificar prioridades e administrar bem o seu tempo;
- Estabelecer padrões pessoais de bom desempenho;
- Saber distinguir entre intenções e metas;
- Identificar os componentes das prioridades( Urgente X Importante)
- Acreditar e comprometer-se firmemente com os benefícios do Planejamento.
7) SISTEMATIZAR
- Desenvolver uma abordagem de vendas sistemática e eficaz;
- Aplicar lógica, fatos e técnicas para maximizar os resultados;
- Utilizar conceitos e métodos comprovados para atingir as metas;
- Compreender o valor de sucessos e experiências anteriores;
- Reconhecer a exatidão como uma contribuição essencial para a excelência;
- Não tolerar a mediocridade;
- Preocupar-se com princípios e valores.
8) CONVENCER E PERSUADIR
- Oferecer provas dos benefícios de valor;
- Realizar uma análise detalhada das necessidades e de como podem ser satisfeitas:
- Ter uma postura positiva, passando entusiasmo;
- Ter senso de honestidade e ética;
- Reconhecer as oportunidades nas objeções dos clientes.
9) DESEMPENHAR
- Manter um alto nível de produtividade durante longos períodos;
- Trabalhar melhor, não mais;
- Manter uma alto nível de energia pessoal;
- Saber manter a eficiência e eficácia no processo todo;
- Conseguir transformar a pressão em produtividade;
- Compreender como evitar o esgotamento no trabalho;
- Estar disposto a se comprometer com elevados padrões de exigências;
- Estar motivado e disposto a atingir metas realistas e mensuráveis.
10) REALIZAR
- Aceitar a venda inteira como um Processo de Fechamento;
- Mostrar entusiasmo em poder ajudar o cliente;
- Ser honesto, evitando omissões e mentiras que possam prejudicar o cliente;
- Descobrir oportunidades e fechamentos através de perguntas inteligentes;
- Perceber sinais de compra;
- Saber quando parar de vender;
- Resumir necessidades, desejos, valores e os benefícios;
- Orientar o cliente para a decisão de compra.
11) PRESERVAR
- Compreender o valor da qualidade e importância de um bom atendimento;
- Estar disposto a produzir em benefício do cliente;
- Ter sempre a frente, os interesses do cliente;
- Nutrir uma base de clientes;
- Manter a confiança e lealdade aos clientes;
- Identificar mudanças nas motivações dos clientes;
- Ficar atento a sinais de deteriorização do relacionamento com os clientes.
Boa leitura e pratiquem, eu sei...não vai ser fácil, mas o retorno é muito bom!!!!
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